Centro de Convenções

O 19° CBCat e 9º Mercocat será realizado no Parque Metalúrgico Augusto Barbosa - Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, um espaço estruturado para a elaboração de eventos nacionais e internacionais, com grandes auditórios e salões que permitem a realização de um evento confortável e agradável.

O Parque Metalúrgico Augusto Barbosa - Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, criado em 2001, torna a histórica cidade de Ouro Preto apta para a captação de eventos nacionais e internacionais, com uma expressiva fonte de recursos complementar ao tradicional turismo sazonal. Desde fevereiro de 2014, conta com a gestão compartilhada entre a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próxima dos três grandes centros urbanos da região Sudeste do Brasil, provida de estradas de boa qualidade, com acesso fácil a aeroportos internacionais, Ouro Preto tem, no Centro de Artes e Convenções, um equipamento de alta eficácia para a realização de eventos. Aqui você encontra um espaço planejado e equipado para sediar congressos, seminários, convenções, cursos, workshops, feiras e eventos diversos.

O Parque Metalúrgico Augusto Barbosa surgiu em 1946, com a finalidade de abrigar as atividades didáticas da Escola Nacional de Minas e Metalurgia. Posteriormente, foram implantadas uma unidade produtora de ferro-gusa, uma oficina mecânica e galpões para o estoque de matérias primas e produtos acabados. A construção dessa grande estrutura ampliou os serviços oferecidos, que passaram a incluir a produção de ferro-gusa para as indústrias da região. As atividades se mantiveram até a metade da década de 1960.

Em 1969, as instalações do parque passaram a ser domínio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No local, continuou a funcionar uma pequena fundição, uma serralheria e, aos poucos, foram sendo edificados diversos setores da Universidade, como almoxarifado, arquivo e quadra de esportes. Com o objetivo de fomentar o potencial turístico, científico e cultural de Ouro Preto, o Conselho Universitário da UFOP, em 1993, autorizou a transformação do Parque Metalúrgico em um espaço destinado a abrigar eventos, iniciando o processo de implantação do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto. Foram captados recursos para sua consolidação, sendo realizadas parcerias com órgão municipais, federais e privados. A mais significativa ocorreu em 1996, com a assinatura do convênio entre a UFOP e Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP).

Por meio desse acordo, foram efetivadas a reforma e a reestruturação dos espaços já existentes e a construção de novos locais. Somando a isso, surgiu uma demanda pela implantação de uma equipe administrativa, voltada para coordenar os trabalhos de manutenção do Centro de Convenções. Cada espaço possui um nome em homenagem a uma cidade do Estado de Minas Gerais, como Sabará, Congonhas, São João Del Rei.

Após a reforma, o Centro de Artes e Convenções foi inaugurado, em 2001, e vem se consolidando como uma referência no mercado de eventos, ganhando projeção nacional e internacional. Recebeu o prêmio Jacaré de Bronze, 3º lugar na categoria Melhor Centro de Convenções e Exposições da Região Sudeste, concedido pelo Prêmio Caio, em 2003. Já em 2006, o ICCA - International Congress and Convention Association, entidade internacional, com sede na Holanda, que mapeia os eventos ocorridos em todo o mundo, certificou o Centro de Convenções como sediador do maior número de eventos internacionais daquele ano.

Parque Metalúrgico Augusto Barbosa Centro de Artes e Convenções da UFOP

Rua Diogo Vasconcelos n° 328, Pilar | Ouro Preto - MG | 35400-000

http://www.centrodeconvencoesufop.com.br

contato@centrodeconvencoesufop.com.br

(031)3559-3400 ou (031)3551-1015